C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow

CIDADÃO GRAVA VÍDEO AFIRMANDO QUE A ETE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO, MAS SAAE REBATE ACUSAÇÕES

Um morador de Machado, que pediu para não ser identificado, divulgou, nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (8), um vídeo, no qual afirma que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Machado não está funcionando. No arquivo, o homem relata que as máquinas estão todas paradas, o que não justifica o considerável reajuste feito pelo SAAE nas taxas de água e esgoto recentemente.

Ainda no vídeo, o cidadão fala que os machadense estão fazendo papel de palhaços, uma vez que estão pagando por um serviço sem tê-lo.

Diante da repercussão das imagens e do conteúdo do arquivo, a reportagem da Gazeta se aprofundou no assunto e solicitou um posicionamento da Diretoria da autarquia. Em contato feito via telefone, o responsável pelo órgão, Renato Garcia, afirmou que o conteúdo compartilhado foi produzido de forma sensacionalista, com o simples objetivo de revoltar a população. Além disso, ele também enviou um vídeo  (confira abaixo), no qual justifica as formas de trabalho da ETE, e um comunicado.

Nota Oficial sobre funcionamento da ETE

A Prefeitura de Machado e o SAAE vêm a público esclarecer a população machadense sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Está sendo compartilhado nas redes sociais vídeo afirmando que a ETE não está em funcionamento, informação que não procede. O que houve é que o vídeo foi gravado durante paralisação programada para manutenção regular e limpeza dos canais do sistema como um todo.

Informamos, ainda, que a ETE funciona com sistemas eletrônicos automatizados, que requerem acompanhamento remoto na maior parte do seu funcionamento.

A cidade de Machado hoje tem 91% do seu esgoto coletado na estação elevatória localizada no final da Rua Dom Hugo, onde bombas levam esse esgoto para a estação, que o trata antes de devolvê-lo ao meio ambiente.

A ETE está em seu pleno funcionamento desde julho de 2017. Com o início da cobrança da taxa de esgoto, foi possível dar início à manutenção regular do sistema, conforme informações do vídeo anexo, gravado na manhã de 08 de junho de 2018.

 

Compartilhe